quarta-feira, 27 de maio de 2009

ADORO FEIJOADA!!!!

Sua majestade A feijoada!


Panela no fogo, lá vai o tempero, carnes. Agora, a couve para refogar. Era o que faltava. Pronto, é só servir. Como o futebol e o samba, a feijoada é realmente a preferência nacional para a mesa dos brasileiros. E você sabe como surgiu a feijoada? Então, conheça um pouco da história.
A feijoada está diretamente ligada à presença do negro em terras brasileiras. Resultado da fusão de costumes alimentares europeus e a criatividade do escravo africano, a feijoada é o simbolo da culinária nacional. Esta fusão teve origem na época do descobrimento do ouro na Capitania de São Vicente/SP, na virada do século XVII. 0 inicio da mineração no Brasil levou à criação de novas capitanias e modificou sensivelmente a economia brasileira. A partir dai incentivou-se o uso da moeda nas trocas comerciais, antes baseadas em produtos como o cacau e o algodão e fez crescer a necessidade de mão-de obra escrava, intensificando o tráfico de negros africanos e, como conseqüência, sua influência em nossos hábitos alimentares. Nas regiões das minas de ouro (Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso), como o escravo ficava totalmente absorvido pela busca do ouro e dos diamantes, e sem disponibilidade para cuidar de sua própria comida, os mantimentos vinham de outras regiões (litoral paulista e carioca) carregados nos lombos dos animais, dai a origem do não menos famoso 'Feijão tropeiro', indicando a forte apreciação nacional pelos pratos feitos à base de feijão. Naquela época, a refeição dos escravos de Diamantina era composta basicamente de fubá de milho, feijão e sal. Assim, o feijão misturado corn farinha de mandioca ou fubá grosso de milho, antes de ser servido, virou prato tradicional naquela época. Pouco depois, acrescentou-se a este prato a carne, fundindo o apreciado cozido português, prato corn diversos tipos de carne e legumes, cozidos todos juntos, com o já adotado feijão, toucinho e farinha. Estava feita a feijoada. Hoje, à feijoada, constituida de feijão preto cozido sobretudo com partes do porco (orelhas, rabo, pés etc.) acrescenta-se como acompanhamento a couve refogada com alho, o arroz branco, a farofa de farinha de mandioca e o molho de pimenta. A feijoada é um prato tipicamente brasileiro. Contudo, não é todo brasileiro que sabe como fazer, como eu, por exemplo, que só sei comer, e como eu adoro feijoada! É um dos meus pratos preferidos. No próximo sábado vou comer uma deliciosa feijoada na casa da minha irmã, feita pela minha mãe, que (não é por nada não) faz a melhor feijoada!
Ficou com água na boca? Veja abaixo uma receita de feijoada que dá para 6 pessoas. Ainda vou me arriscar a fazer.
Ingredientes:
- 200g carne seca bovina
- 200g costela de porco
- 200g pé de porco salgado
- 100g rabo suína salgado
- 100g orelha de porco salgada
- 150g lombo de porco defumado ou salgado
- 100g língua bovina defumada
- 100g paio fatiado
- 100g lingüiça portuguesa fatiada
- 50g bacon em cubos
- 1 kg feijão preto
- 2 cebolas picadinhas
- 100g alho picado
- 6 folhas louro
- 2 laranjas com casca cortadas ao meio
Como fazer: Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pêlos e colocando-as de molho em água por 24 horas, trocando-se a água três a quatro vezes durante este período. Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura. Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Meia hora depois coloque a língua, o rabo e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a lingüiça, o paio e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície. Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em duas xícaras de óleo previamente aquecido, colocando na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes.Após duas horas comece a testar o grau de cozimento da carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto. Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando. Sirva com arroz branco, couve refogada no azeite e alho, uma bela farofa, vinagrete, mandioca frita e gomos de laranja.
Farofa:
Ingredientes: 1 pacote de farinha de mandioca (500grs), 2 cebolas médias, 2 ovos, 1/3 xícara (chá) de azeitonas verdes, ½ xícara (chá) de bacon picado, ½ xícara (chá) de uvas-passa (opcional), 100 g de manteiga.
Modo de preparo: 1. Descasque as cebolas e corte em fatias bem finas. 2. Retire o caroço das azeitonas e corte em rodelas. Pique o bacon em cubinhos pequenos. 3. Leve uma panela média ao fogo baixo para esquentar. Acrescente a manteiga, o bacon e refogue por 2 minutos. Junte a cebola e refogue por mais 2 minutos. 4. Acrescente as azeitonas picadas e a farinha de mandioca. Mexa bem com uma colher de pau para a farinha absorver bem os temperos. 5. Quebre os ovos num recipiente e misture levemente com um garfo. Despeje os ovos, de uma só vez na panela e misture rapidamente com a colher.6. Acrescente as uvas-passa e deixe cozinhar por mais 5 minutos. 7. Retire do fogo e sirva a seguir.

Ah!!! Sabe aquele molhinho ? Aqui está um receita

Ingredientes:
4 cebolas bem picadinhas, 4 dentes de alho amasados e picadinhos, 4 pimentas-malaguetas, 1/2 copo de vinagre, caldo de 2 limões, sal, azeite, cheiro-verde picadinho.
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e coloque na molheira e adicione uma concha de caldo da feijoada.
BOM APETITE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade pra fazer comentários, críticas e dar sugestões!